sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Proporção ou Razão Áurea - O princípio da arquitetura estrutural e da arte.




O que há de comum entre pinturas do período renascentista, obras arquitetônicas da Antiguidade Clássica, a estrutura espiral de conchas de alguns seres vivos marinhos e o crescimento populacional? Essa pergunta pode parecer meio maluca, mas ela tem uma resposta matemática.
A proporção áurea, número de ouro, número áureo ou proporção de ouro é uma constante real algébrica irracional denotada pela leta grega φ (em homenagem ao escultor Fídias , que a teria utilizado para conceber o Parthenon e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618.

Desde a Antiguidade, a proporção áurea é empregado na arte. É frequente a sua utilização em pinturas renascentistas, como as do mestre Giotto. Este número está envolvido com a natureza do crescimento. Phi (não confundir com o número Pi π), como é chamado o número de ouro, pode ser encontrado na proporção das conchas (o nautilus, por exemplo), dos seres humanos (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo) e nas colméias, entre inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento.
Justamente por estar envolvido no crescimento, este número se torna tão frequente. E justamente por haver essa frequência, o número de ouro ganhou um status de "quase mágico", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores. Apesar desse status, o número de ouro é apenas o que é devido aos contextos em que está inserido: está envolvido em crescimentos biológicos, por exemplo. O fato de ser encontrado através de desenvolvimento matemático é que o torna fascinante.

"O mais irracional dos números regula a estética e a natureza." Antonio Gonzales Neto, matemático formado pela USP, mestre pela Unicamp e doutor pela Universidade de Brown.

Cada estrutura, cada arte desenvolvida é definido por cópias da natureza, mesmo que alguns arquitetos, designs não sabiam ao certo, estão efetuando a razão áurea. Nada que criamos é original sempre vem de inspiracão de elementos da natureza. Este video acima explica ou melhor mostra o desenvolvimento da fórmula da razão áurea. É crucial saber para quem trabalha com arte, pois é a base da arquitetura desde da Antiguidade, como exemplo, a estrutura de Parthenon, o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga ornado com o melhor da arquitetura grega.



Parthenon

Razão Áurea de Parthenon

Georges Seurat - Banhistas em Asnières (1883-1884)






Nenhum comentário:

Postar um comentário